Vila Velha 03 de março de 2011

 

Caro Leitor,

Trazemos até você a edição de mais um volume de nossa Revista Jurídica do Espírito Santo (REJURES) no intuito de estabelecer um espaço de discussão e reflexão sobre a humanidade e o nosso modo de nos fazermos sociedade, em que o Direito figura como elemento de organização social. Neste sentido, buscamos neste volume congregar diferentes olhares sobre a sociedade para poder numa visão complexa pensar o Direito.

 Você encontrará nesta edição três artigos que buscam discutir as (im)possibilidades de constituir a educação como espaço de transformação social. Encontrará também um artigo, Do positivismo Jurídico a sociologia jurídica, que coloca o debate da neutralidade das ciências e a interconexão dos diferentes saberes, para analisar o cenário nacional e a constituição de um espaço democrático.

 Em um viés mais formal, você encontrará um cuidadoso estudo sobre a Ação Civil Pública, que sistematiza conceitos diversos hoje presentes na mais renomada doutrina. E, também, um instigante artigo sobre o caráter paradoxal das indenizações punitivas no Direito Civil.

 Finalmente, a revista abre ainda espaço para a divulgação do talento de nossos alunos e traz a lume o artigo sobre a abstrativização do controle de constitucionalidade difuso e a controvérsia sobre a imputabilidade do psicopata, assim como, o resumo de cinco trabalhos exitosos de monografia.

 

Desejamos a todos, boa leitura!

Conselho Editorial